Exibir Cartazes

Tarzan



Nota: 8
Ano: 1999
Ator 1: Tony Goldwyn
Ator 2: Minnie Driver
Diretor: Kevin Lima/ Chris Buck
Oscar: Concorreu e levou uma estatueta.
Também se enquadra nas seguintes categorias: Romance com piadinhas; Vale pela trilha sonora; Filme pra crianças com piadas para adultos; Escapista; Um dos protagonistas é um animal.
Comentário: Tarzan, inexplicavelmente, não entrou para o rol de ouro dos filmes produzidos pela Disney. Talvez por não possuir uma verdadeira princesa, dificilmente alguém citará “Tarzan” quando pensar em filmes da Disney, sempre exaltando e lembrando os filmes de “Alladin”, “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve” e Cia.
Todavia, ouso dizer que são poucos os desenhos da produtora que chegam aos pés de Tarzan! Mesmo entre os clássicos! Sei que nossa memória é seletiva e, por não ter sido comentado ao longo do tempo, dificilmente você se lembrará desta obra como se fosse grande coisa. Todavia, peço que você limpe sua mente e dê uma chance para o filme na atualidade, assistindo-o novamente. Talvez, como eu, você se surpreenda e o prefira ao invés dos consagrados filmes adorados pelo senso comum (cometi o crime de preferir Tarzan a Alladin!).
A trilha sonora de Tarzan é, provavelmente, a melhor que já vi em filmes infantis (ao lado de “O rei leão”), chegando ao auge da habilidade extraordinária da Disney de criar músicas para acompanhar o roteiro apresentado. “You’ll be my heart” é a música que quero cantar pro meu filho quando ele nascer!
A história eterna de Tarzan é repaginada no filme, sendo adicionados ótimos toques de humor e de dinâmica aos problemas do menino da selva. A adaptação da locomoção antiga do herói (clássica mudança de um cipó para outro) para a nova dinâmica ágil dos filmes infantis é estupenda! Utilizando-se de movimentos de patinação, skate e surf, Tarzan simplesmente desliza por cipós e galhos. O resultado final hipnotiza crianças e qualquer marmanjo que goste de um bom desenho animado.
Por fim, acredito que o enredo em si; o desenvolvimento do homem da selva para o homem civilizado; e a profundidade das escolhas de Tarzan durante os conflitos tornam a peça uma ótima influência para crianças, e um ótimo tempo de qualidade para interação entre pais e filhos.
É, provavelmente, o último filme de alta qualidade produzido pela Disney antes da era 3D, mas é possível dizer que o ciclo se fechou com chave de ouro!