Critérios de avaliação
Tweet
Todos os filmes que são objetos das resenhas do site integram a minha coleção de DVDs.
Para escolher qual será o filme a ser resenhado, sigo a ordem alfabética (comento um filme que começa com a letra “a”, depois um que se inicia com a letra “b”, depois a letra “c”, etc.)
Se você quiser me recomendar um filme, por favor, encaminhe-me na seção de contatos esta recomendação! Sempre estou à procura de bons filmes para minha coleção!
Muitas pessoas me falam que minhas notas são muito rígidas e que eu sou injusto com muitas obras de valor. Apesar de concordar que minha incapacidade de compreensão faz com que me equivoque muito no julgamento de algumas obras, discordo quando as pessoas falam que uma nota 6 ou uma nota 7 é uma nota ruim! De uma escala de um a dez, uma nota acima da média é valorosa! Dar uma nota 8 para um filme muito bem construído, com ótima produção e ótima atuação, mas sem um diferencial evidente, pode ser uma injustiça com o filme nota 10, que, sendo algo lendário e melhor do que tudo já visto, deveria ter sua nota uns 4 ou 5 pontos acima do filme simplesmente bom.
Para que meu critério não seja muito abstrato, tentei descrevê-lo nesta seção:
Nota 0 – A pior coisa do mundo. Provavelmente não há filme que se encaixe nesta nota e, se existir, qualquer pessoa que participou dele merece ser multado por ocasionar o sofrimento do telespectador.
Nota 1 – O filme é horroroso! Não há produção, não há atuação e, principalmente, não há roteiro! Provavelmente pouquíssimas pessoas conseguirão suportar o filme até o final (só parentes dos atores, provavelmente).
Nota 2 – O filme é péssimo! O roteiro não faz sentido, a história não possui trama e deve ser resumido como uma grande perda de tempo.
Nota 3 – O filme é muito ruim. O roteiro não deveria ter sido produzido. A história é fraca e testa a paciência do telespectador. Geralmente, a conclusão é mais tosca ainda. É aquele filme que misteriosamente chega às telinhas e vira motivo de piada entre todos.
Nota 4 – A produção já é profissional, mas o filme ainda é sofrível. Algo de muito errado torna o roteiro inaceitável. Muitos dos filmes de nota 4 tinham potenciais para serem filmes bons. Mas os erros de continuidade, as más atuações, a falta de boa direção ou a falta de uma evolução com sentido tornam a obra extremamente não recomendável. Na verdade, aquele que o assiste fica torcendo para o tempo passar e o filme acabar. Os filmes nota 2 e 3 ainda são engraçados, de tão ruins que são. Os filmes nota 4 não servem para fazer graça e não são um bom passatempo.
Nota 5 – O filme não é ruim. A história é boa, a atuação é bacana e toda a produção possui méritos. Todavia, há algo extremamente criticável na obra: Ou a personalidade inicial dos personagens não é respeitada, ou a conclusão é muito forçada para o tema proposto inicialmente, ou a expectativa de diversão inicial não acontece. Não é raro termos um punhado de filmes nota 5 que gostamos, mas temos plena consciência de que o filme não é dos melhores, apenas nós, telespectadores que tivemos a capacidade de perdoar seus erros e apreciar aquilo de bom que ele apresenta.
Nota 6 – O filme é redondinho, a atuação é boa, o roteiro faz sentido, há momentos que prendem a atenção de todos e a sensação final é de que assistimos uma boa obra. O filme nota 6 é elogiado, mas é esquecido e não comentado algumas horas depois. Ele não afeta aqueles que o assistiram. É o típico filme que pode ser confundido facilmente com muitos outros, não gerando aquele sentimento marcante que vira e mexe podem voltar no espírito das pessoas. É aquele ótimo filme leve que acompanha perfeitamente uma pipoca e uma cerveja no final de um dia tormentoso de trabalho. Para aqueles estafados que não querem muitas emoções ou exaltações na frente da telinha, não há nada melhor que um filme nota 6.
Nota 7 – O filme é uma recomendação garantida! A obra é ótima, o filme é muito bem produzido e rende comentários elogiosos de todos. Os filmes nota 7 são passíveis de críticas por aqueles que desgostam de determinado gênero, mas também são capazes de figurar no rol de filmes favoritos daquele que tem atração por tal perfil cinematográfico. Embora o filme possua a densidade necessária para mexer com o telespectador; passado o tempo e acalmado os ânimos, a pessoa continua gostando e elogiando o filme, mas é possível admitir que o filme não esteja no rol dos melhores filmes de todos os tempos. É uma ótima pedida, mas não é a melhor pedida.
Nota 8 – O filme nota 8 é fora de série. Ele gera comentários entre todos e não há quem não se afete com a obra realizada. São poucos os filmes que serão considerados melhores do que um filme nota 8. A chance do filme virar uma lenda é grande, gerando ódio, amor, lágrimas, sustos ou reflexos profundas nos sortudos que os viram. O que define o filme nota 8 é a sua capacidade de afetar a população que o vê. É recomendável para todo o mundo e merecedor de cada um dos seus Oscars.
Nota 9 – É a lenda viva! Entra no seleto rol dos melhores filmes da história. A atuação é garantidamente uma das melhores de todos os tempos. Recomendar um filme nota 9 para alguém que ainda não o assistiu é um prazer indescritível, já que o ser humano tem prazer inenarrável em dividir seus tesouros culturais. O filme mudará a conduta de muitos e afetará todos para o resto da vida. Profissionais do cinema vivem e trabalham para ter o privilégio de chegar pelo menos perto de um filme deste nível.
Nota 10 – O melhor filme de todos os tempos e de todas as gerações. Ainda não dei nota 10 para nenhum filme da minha vida, pois tenho a otimista expectativa de acreditar que ainda vou assistir ao filme que será eleito “O” filme. Por enquanto, meu filme favorito continua sendo merecedor de uma nota 9.
